KIA BATE RECORDE DE VENDAS NO MERCADO EUROPEU

Crescimento. A Kia Motors registou, em 2018, um volume de vendas recorde na Europa (494.304 unidades), naquele que foi o décimo ano consecutivo de crescimento neste mercado, de acordo com novos dados divulgados pela ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis)*.

Este resultado representa um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior, elevando a quota no mercado europeu para o patamar histórico de 3,2%. Na última década, as vendas europeias da Kia mais do que duplicaram – em 2008, a marca vendeu 238.643 unidades, equivalentes a uma quota de 1,6%.
O lançamento de uma gama abrangente de crossovers e de motorizações eletrificadas nos últimos dois anos deu um impulso adicional ao crescimento da Kia, apesar das condições desafiadoras do mercado

Emilio Herrera, diretor de operações da Kia Motors Europe, comenta: “A Kia é a única marca de automóveis com crescimento de vendas na Europa em todos os anos da última década. A qualidade, o design e o caráter da nossa crescente gama de veículos ajudaram-nos a superar consistentemente o mercado, o que fez com que duplicássemos a nossa quota de mercado desde 2008”.

O diretor de operações da Kia Motors Europe acrescenta: “Modelos conhecidos, como o Ceed e o Sportage, provaram ser cada vez mais bem-sucedidos, enquanto o lançamento de novos modelos e o desenvolvimento de uma estratégia estruturada de marca aceleraram o nosso sucesso. Nos últimos anos, uma crescente gama de veículos eletrificados, acompanhada por tecnologias de ponta, aumentou ainda mais o nosso crescimento. Além disso, os clientes da marca são sensíveis à oferta da garantia de 7 anos e 150 mil quilómetros da Kia, que até hoje permanece um exclusivo em toda a indústria automobilística”.

Kia Stonic

“Em 2018, aumentámos as vendas do Niro e do Stonic, enquanto os novos modelos, como o Ceed e o Stinger, e as revitalizadas linhas Sportage e Picanto, reforçaram o interesse de utilizadores sensíveis à qualidade. O ano de 2019 começa com o lançamento do novo ProCeed a que se seguirão novos modelos e uma gama mais ampla de motores elétricos”, adianta o mesmo responsável.

Veículos eletrificados: Aumento de 36,0% nas vendas

As vendas dos híbridos, plug-in e elétricos da Kia cresceram mais de um terço em 2018, em comparação com 2017, totalizando 58.029 unidades eletrificadas. Veículos de motorizações avançadas respondem agora por 11,7% de todas as vendas da Kia na Europa.
O crossover Niro tornou-se o quinto modelo mais vendido da marca sul-coreana em 2018, com um aumento de 33,6% para 45.255 unidades – incluindo 34.642 híbridos e 9.951 híbridos plug-in. A gama Niro expandiu-se no final de 2018, com o lançamento do e-Niro, totalmente elétrico, do qual 662 unidades foram vendidas em mercados europeus selecionados para o arranque da comercialização, no passado mês de Dezembro

Soul EV 2020

No último ano de comercialização da atual geração, o Soul EV, totalmente elétrico, registou as vendas mais altas de sempre, com 6.402 unidades (+12,0% face a 2017). Pela primeira vez na sua história, este EV também superou as vendas combinadas de gasolina e diesel da gama. O Optima Plug-in Hybrid – disponível como Sedan e Sportswagon – registou vendas recorde (4.573 unidades; +49,1% face a 2017), ao mesmo tempo que o Sportage EcoDynamics +, lançado no verão com uma motorização mild-hybrid de 48 v, registou 1.799 unidades.
O ano de 2019 será marcado pela introdução de um conjunto de novos modelos híbridos e PHEV, bem como pelo o lançamento do novo Soul totalmente elétrico.

ProCeed à venda em janeiro

Kia ProCeed

As vendas do novos Kia Ceed e Ceed Sportswagon registaram um arranque robusto, com 24.531 matrículas em toda a Europa desde o início das entregas, no segundo semestre de 2018. As vendas totais Ceed em 2018 (incluindo a gama anterior cee’d) totalizaram 75.479 unidades, face às 72.105 unidades do ano anterior. As vendas do novo Ceed GT, Ceed GT Line e ProCeed arrancam durante o presente mês de janeiro e irão fortalecer a posição da gama neste importante segmento e, ainda, como o segundo modelo mais vendido da marca na Europa, depois do Sportage (125.266 unidades em 2018).

Stonic e Picanto com grande crescimento

Kia Picanto X-Line

O Picanto, por seu lado, reforçou a posição como o terceiro modelo europeu mais vendido da Kia, em especial após a introdução do inspirado crossover Picanto X-Line e do motor 1.0 T-GDi (injeção direta de gasolina e turbocompressor) de 100 cv. As vendas do Picanto aumentaram 19,3% face ao período homólogo, situando-se nas 75.315 unidades.
Quanto ao crossover compacto Kia Stonic, foi claro logo desde o início das entregas, no final de 2017, o seu forte impacto junto dos clientes europeus, tendo registado 55.742 unidades vendidas no ano passado e tornando-se, assim, o quarto modelo mais vendido da marca no seu primeiro ano completo de comercialização. 2018 também foi igualmente o primeiro ano completo de vendas para o Stinger, averbando um total 3.853 unidades na Europa.

Recorde também em Portugal

No mercado português, a Kia comercializou um total de 5.651 unidades, o que representa um recorde absoluto no nosso país.
O ano de 2018 em Portugal fica marcado pelo lançamento da nova geração Ceed, alvo de um forte arranque de vendas que se traduziu em 393 unidades desde Junho de 2018, a que se juntam as 949 unidades da geração anterior, um número notável para um modelo em último ano de vida comercial. Mas o ano 2018 tornou-se ainda mais excecional para a Kia Portugal em motorizações eletrificadas, num total de 415 unidades. A performance do Niro Híbrido e PHEV cresceu cerca de 200% em 2018 face a 2017. O Optima PHEV registou 52 unidades vendidas, enquanto o Soul EV, totalmente elétrico, subiu 32% face a 2017.

O ano de 2019 vem dar continuidade à afirmação da gama Kia, com o lançamento, já em Janeiro, do novo Kia ProCeed Shooting Brake, que será alvo de uma ação de portas abertas nos concessionários oficiais Kia nos próximos dias 26 e 27.

No último trimestre deste ano, iniciará a comercialização um novo SUV utilizando a plataforma do Ceed, que será apresentado ao público no próximo salão de Frankfurt.  

*Fonte: ACEA, UE e países EFTA

#TablierMagazine
Fonte:
Kia Portugal

Related posts